Sabemos que uma barata pode ser um inseto bem pequeno, que se esconde das pessoas, mas sua presença pode causar um mal estar e danos enormes a saúde do ser humano. Muitas vezes elas se mantém escondidas, mas ao primeiro sinal de avistar uma barata já devemos ficar em alerta, pois uma barata quando é vista é sinal que muitas outras irão se aproximar em seguida. Só para você ter ideia, algumas especies de baratas podem gerar cerca de 300 mil outras baratas durante seu ciclo de vida.

Pensando nisso a  Univet desenvolveu uma metodologia  para dedetizar as baratas que causam terror a sua família. Nosso serviço de dedetização de baratas utiliza produtos que são seguros e a aplicação dos mesmos não causam desconforto as pessoas que se encontram no ambiente.

Como as Baratas aparecem em nosso Ambiente:

Ciclo de Vida das Baratas

barata

A maioria das baratas são ovíparas – suas crias crescem em ovos fora do corpo da mãe. Nessas espécies, a barata-mãe carrega seus ovos em uma bolsa chamada ooteca, que é conectada a seu abdômen. O número de ovos em cada ooteca varia de uma espécie para a outra. Muitas baratas fêmeas soltam ou escondem suas ootecas um pouco antes de os ovos estarem prontos para quebrar. Outras continuam a carregar os ovos que estão abrindo e cuidam de suas crias depois que elas nascem.

O número de crias que uma barata pode gerar também varia consideravelmente. Uma barata alemã e suas descendentes podem gerar 300 mil baratas em um ano. Uma barata norte-americana e suas descendentes podem gerar o número comparativamente baixo de 800 novas baratas por ano. Com essa informação você já pode imaginar a quantidade de baratas que podem surgir através daquela simples baratinha que foi vista na sua cozinha. As baratas geralmente preferem áreas quentes, úmidas e escuras. Por isso a predileção por esgotos, ambientes com fundo de armários e etc. Quando elas encontram um espaço era grande o suficiente para todas as baratas da colônia elas permaneciam lá. Quando, porém um espaço grande não estiver disponível, as baratas se dividem em grupos iguais para caberem no menor número de áreas diferentes. Por estas razões muitas vezes existem infestações isoladas de baratas em determinadas áreas.

Você sabia que muitas doenças respiratórias tem origem com as baratas?

A Rinite alérgica também pode ser causada por causa da barata. Quando pensamos em doenças respiratórias logo pensamos nos  ácaros e suas fezes, que podem até causar um pequeno calafrio quando mencionados, mas pelo menos não podemos vê-los. Agora, as baratassão bem visíveis. Embora fujam rapidamente quando a luz da cozinha se acende, deixam para trás suas fezes, em forma de pequenas bolinhas. Elas contêm uma enzima digestiva que pode causar alergia. Como se isso não fosse o bastante, partes de baratas mortas, que são alérgenos, aderem a partículas de pó. Estas sobem para o ar e causam reações alérgicas quando entram em contato com o nariz, com os olhos e com os pulmões.  Assim como os ácaros, as baratas adoram um ambiente quente e úmido. Embora nem todas as baratas vivam em lugares fechados, as que entram em casas para procurar alimentos (e se reproduzir) ocupam todos os cômodos. Mas a cozinha continua sendo o lugar predileto.

Tipos de Baratas mais Comuns no Rio de Janeiro:

Barata Francesinha

Blatella germanica – Também conhecida como baratinha de madeira”, “barata paulisitinha” ou “barata francesinha – é uma espécie menos, medindo de 1,2 a 1,6cm, possui a coloração marrom claro a amarelado, sendo suas asas pouco desenvolvidas. Devido ao seu tamanho são insetos, geralmente caroneiros e normalmente habitam cozinhas de residências, restaurantes e hotéis, além de despensas, depósitos e outros locais onde haja principalmente frestas, fendas, alta umidade, calor e falta de higiene. Adoram locais onde haja madeira

Barata de Esgoto

Periplaneta americana – Também conhecida como barata de esgoto – é uma espécie que mede cerca de 3 a 4cm, tem uma coloração vermelho escura e possui asas desenvolvidas por isso possuem capacidade de voar planar. Habitam geralmente locais excessivamente úmidos como ralos, esgotos, fossas, caixas de gorduras e inspeção, porões e outros.