QUAIS SÃO OS RISCOS QUE AS PRAGAS URBANAS TRAZEM?

Os riscos que pragas urbanas oferecem são muitos e variam de acordo com a infestação de determinada praga, os prejuízos podem ser materiais e de saúde, por isso é preciso ficar muito atento.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) já divulgou dados revelando o perigo que as pragas urbanas representa para as grandes cidades e um dado alarmante é quanto à quantidade de alimentos destruídos no mundo por ratos, sendo 20% dos alimentos. Os ratos também são responsáveis pela transmissão de 40 diferentes tipos de doenças.

Já quanto aos cupins, estima-se que, mundialmente, haja um gasto de 10 bilhões de dólares anuais no controle destes vetores em áreas urbanas. O cupim além de também transmitir doenças, geralmente, traz muito prejuízo material, pois destroem com facilidade materiais de madeira e papel.

Por isso, a importância em dedetizar os ambientes e em casos de locais mais propensos a infestações realizar dedetização periodicamente.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE DEDETIZAR INSETOS?

É importante dedetizar insetos para que a infestação seja realmente eliminada e para que haja a prevenção no ambiente, impedindo que novas infestações de insetos voltem a ocorrer posteriormente.

A maioria dos insetos procuram abrigos bem discretos, exatamente para evitar a eliminação, por isso, uma vez que o ambiente foi infestado, não há outro método de realizar o controle de praga que não seja realizando a dedetização de insetos.

Para, realmente, dedetizar insetos e se proteger dos danos que essas pragas podem trazer é fundamental a contratação de uma empresa especializada em desinsetização, assegurando que o trabalho de dedetização será realizado com segurança e profissionalismo.

QUAIS PRAGAS URBANAS SÃO CONSIDERADAS INSETOS RASTEIROS?

Os tipos de insetos considerados insetos rasteiros são: baratas, pulgas, ácaros, aranhas, escorpiões, traças, lacraias, formigas, cupins de madeira, besouros, brocas, cupins de madeira, carrapatos e outros. Todos eles são considerados pragas urbanas e causadores de grandes problemas nas grandes cidades. Para controle dos insetos rasteiros é fundamental realizar a dedetização de insetos.

Somente com a desinsetização é só eliminar e prevenir contra novas infestações de insetos rasteiros.

E AS BARATAS? ONDE COSTUMAM SE ABRIGAR?

As baratas costumam se abrigar em locais de madeira, devido funcionar como amortecedor térmico. A temperatura estável é ideal para as baratas, inclusive para proliferação, já que nestes casos o ciclo ocorre mais rapidamente.

Desta forma, é fundamente realizar desinsetização (dedetização de insetos) nesses ambientes.

COMO COMBATER MOSCAS?

As moscas se alimentam, principalmente, de pequenas partículas de sujeiras ou restos de alimentos. Por isso, há algumas pequenas ações que podem ser adotadas para evitar infestações de moscas, como: manter sempre os ambiente limpos e sem vestígios de alimentos; manter lixeiras sempre tampadas; instalar telas em portas e janelas e evitar eliminar os predadores naturais (largatixas e aranhas).

No entanto, em caso de infestação de mosca já instalada, esses procedimentos já não serão mais eficazes, sendo necessária a dedetização de insetos ou desinsetização.

QUAIS SÃO OS ABRIGOS DE PRAGAS URBANAS MAIS COMUNS?

Geralmente, as pragas urbanas se abrigam em buracos pequenos ou em locais bem escondidos. Ratos também optam por locais mais aquecidos. Outro atrativo para as pragas urbanas são locais com restos ou farelos de comida, estes se tornam os mais visados abrigos.

Para evitar que eles se abriguem e se proliferem, além de manter o ambiente sempre limpo, evitando migalhas de alimentos é preciso manter potes fechados e tampar frestas em paredes, móveis e pisos.

No entanto, pós infestação, estes métodos já não serão mais eficazes, sendo necessário dedetizar o ambiente, contratando uma empresa especializada em dedetização.